CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO: A MELHOR DE TODAS!

Seja pra recheios ou mesmo para coberturas, a calda de chocolate para bolo é sempre um verdadeiro sucesso no mundo da confeitaria.

Além de ser um acompanhamento delicioso e muito simples de se fazer, este tipo de preparo é famoso pela sua variedade de opções, podendo ser até mesmo complementado por outros ingredientes.

Isto é, pós de café solúveis ou sucos de frutas – que modéstia à parte, fica uma delícia.

Mas, apesar de parecer bem prático, algumas pessoas tendem a enfrentar algumas dificuldades durante o seu preparo, seja para alcançar a textura ideal ou mesmo ao não deixar o creme talhar.

Se você já se identificou com o que falamos aqui e quer saber de uma vez por todas como preparar a calda de chocolate para bolo de maneira eficaz, é só seguir todas as dicas que listamos aqui no artigo!

Acompanhe.

Contents

A ESCOLHA DOS INGREDIENTES É PRIMORDIAL

Por ser um aperitivo que leva poucos ingredientes e ter um modo de preparo bem simples, a calda de chocolate para bolo é um creme muito utilizado no preparo de sobremesas veganas, fitness, zero lactose, zero açúcar e todas as outras opções que você pode imaginar.

Mas, é justamente por ela ser de fácil preparação, que os ingredientes a serem selecionados devem ser produtos nobres e de alta qualidade.

Afinal, não há nada mais ruim do que comer um bolo e a sua calda ter um sabor de gordura meio rançosa, não acha? Ou quem um chocolate com gosto de aromatizante barato.

Você pode pensar nisso, como em casos quando alguém decide usar leite de coco para preparar a receita – mesmo não gostando de coco.

Mesmo que use só um tiquinho, o resultado final terá o gosto disso, portanto, nada de usar ingredientes que não tenham nada a ver com a sua receita, ainda que seja só pra substituí-los. 😉

UM BOM CHOCOLATE FAZ TODA DIFERENÇA

Se você quer preparar uma calda de chocolate para bolo, tenha em mente que a escolha do chocolate fará toda a diferença!

É ele quem dará o toque a mais para o sabor e o aroma da sua receita, e é a sua gordura que dará a untuosidade adequada para o creme.

Por isso, nunca, JAMAIS, utilize chocolates fracionados tipo cobertura para fazer a sua calda para o bolo. E fuja de quaisquer produtos que contenham gorduras vegetais e que não sejam especificamente a manteiga de cacau.

Para uma calda de chocolate que seja consistente e derreta na boca, escolha chocolates de alta qualidade!

COMO ESCOLHER O MELHOR CHOCOLATE PARA A SUA RECEITA?

A quantidade de cacau do chocolate utilizado para fazer sua calda de chocolate, influenciará diretamente na textura e firmeza dela, bem como a sua composição de sólidos e gorduras.

Assim, ainda que se utilize um chocolate de 70% e para uma mesma receita 70% de cacau, o resultado sairá completamente diferente.

Isso acontece justamente porque cada fabricante tem sua formulação específica de massa seca e manteiga de cacau, que estão distribuídos intrinsicamente no percentual da fruta.

Outro fator, é quanto aos 30% restantes do produto selecionado. Por exemplo, se um determinado chocolate é puro, consequentemente este será somente açúcar.

Por outro lado, se o produto escolhido não for, existirão uma variedade de outros produtos contidos neste percentual restante. Deu pra entender?

Em outras palavras, caso você troque o chocolate utilizado em uma receita tradicional, o resultado dela será totalmente diferente – independente do seu modo de preparo.

Já na confeitaria inclusiva, que abrange todos os preparativos veganos, fitness/lowcarb, zero lactose, entre outras versões, é possível realizar adaptações mais abrangentes e assimiladas de acordo com cada uma delas.

CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO VAI ALÉM DO TRADICIONAL LEITE DE VACA

Tradicionalmente, caldas de bolo são feitas de chocolate e creme de leite, no entanto, é possível fazer estas ganaches a partir de qualquer tipo de líquido (até mesmo água).

Assim, é possível usar leites vegetais como leite de amêndoas, de coco ou até suco de frutas – a recomendação é que você entenda a função de cada ingrediente dentro da receita e faça um balanceamento mais aceitável.

Exemplo: os leites vegetais de castanha são mais gordurosos, já os leites de cereais e de sucos de frutos são menos gordurentos, pedindo assim mais gordura para que o preparo fique suave e visualmente agradável.

PARA UMA CALDA DE CHOCOLATE MAIS CREMOSA

A textura da sua calda de chocolate diz muito sobre a qualidade do seu bolo, sabia?

Quanto menor forem as partes sólidas de cacau e mais gordura o chocolate tiver, menor será a quantidade do seu creme de leite.

Um bom exemplo disso, é o chocolate branco ao leite, esta opção contém altos níveis de gordura, e ao colocar mais creme de leite nele, corre-se o risco da calda ficar mais fina.

Por isso, se você quer obter uma textura mais rala, a sugestão é apostar nestes dois chocolates e adicionar uma quantia maior de creme de leite.

A ideia é balancear os níveis deste produto dentro da sua receita, de modo que se crie uma consistência mais líquida ou firme – e claro, utilizando chocolates de qualidade.

Finalmente, para caldas de chocolate mais cremosas para bolos, o ideal é acrescentar mais creme de leite à receita!

E se quiser consistência…

Se você é daquelas que gostam de caldas mais consistentes, a regra é totalmente contrária!

Invista em chocolates que tenham partes mais sólidas de cacau, tais como os chocolates amargos ou meio amargos, bem como uma pequena quantia de creme de leite.

Esse ponto é o mais utilizado para fazer as famosas coberturas para bolo (que muitas vezes devem ser mais resistentes ao calor), ou para aqueles trabalhos de bico, que incluem os cupcakes ou bolos decorados.

Já se você prefere utilizar o chocolate ao leite por conta do seu sabor mais suave, a ideia é reduzir a quantidade de creme de leite que será adicionada na composição do creme, pois o leite já terá mais gordura.

Notou como tudo se resume à matemática? Ou melhor, às proporções?

APRENDA TUDO SOBRE BOLOS 3 1024x576 - CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO: A MELHOR DE TODAS!

CALDA ENDURECEU ANTES DO TEMPO? PODE FICAR TRANQUILA…

Mesmo após tomar todas as precauções e até evitar perdas desnecessárias, outra reclamação bastante comum é quanto ao creme ter endurecido antes do tempo.

Se isso já te aconteceu ou tá passando por isso agora, pode se sentar e ficar tranquila, tudo o que se tem a fazer é levar o creme ao fogo, mas dessa vez em banho-maria.

Nada difícil, não é mesmo?

COMO FAZER CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO SEM LEITE CONDENSADO?

COMO FAZER CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO SEM LEITE CONDENSADO 1024x1024 - CALDA DE CHOCOLATE PARA BOLO: A MELHOR DE TODAS!

Acabou o leite condensado na despensa ou é daquelas pessoas que presam por uma alimentação mais fit? Sem problemas, amiga!

Os leites condensados podem ser facilmente substituídos por outros ingredientes, sem alterar o resultado final do seu aperitivo – na verdade, você ainda ganhará muitos benefícios!

A receita que apresentamos a seguir, consiste basicamente em chocolate derretido com creme de leite.

Mas é importante ressaltar que o preparo deve permanecer por algumas horas vedada, e após esse tempo, ser batida com ajuda de uma batedeira. Assim, ela fica mais consistente, e pode ser usada como calda para bolos ou cupcakes.

Já se quiser obter um creme mais ralo, basta apenas derreter o chocolate com o creme de leite e em seguida despejar o conteúdo sobre o bolo.

Por fim, é só decorar com alguns granulados, confeitos, ou o que preferir.

A seguir, você confere o passo a passo sobre fazer uma calda de chocolate deliciosa para os seus bolos. Acompanhe!

Ingredientes

  • 1 caixa de creme de leite;
  • 650g de chocolate ao leite.

Modo de preparo

  • De imediato, derreta o chocolate, juntamente com o creme de leite em banho-maria;
  • Todo a mistura derretida, parta para as etapas para deixá-la em ponto de bico: cubra toda a panela com plástico-filme e aguarde 5 horas até o próximo passo;
  • Passado este tempo, leve o creme para a batedeira e bata-o por pelo menos 2 minutos – aguarde até que fique bem consistente;
  • Após, tampe o recipiente novamente com plástico-filme e deixe-o fechado por mais 2 horas;
  • Ao final, você terá uma calda de chocolate para bolo mais espessa, mas que é tão boa quanto qualquer calda de chocolate tradicional.

A calda de chocolate sem leite condensado, cai muito bem em receitas como bolo de coco, nozes, chocolate, bolos de caneca, e até os famosos cupcakes.

Independente dos formatos, o ideal é que você tenha em mente utilizá-la em receitas que levam mais açúcar, pois assim haverá um ponto de equilíbrio, se tornando uma sobremesa saborosa.

Você também pode utilizá-la em conjunto com aquelas receitas mais “fitness”, isto é, zero açúcar, low carb, vegana, etc. – vai depender do seu gosto e dos seus próprios objetivos (seja para consumo próprio, ou para serem vendidos ao público).

CONCLUSÃO

Escolher bons ingredientes, testar as diversas opções, ajustar as quantidades e registrar seus erros e acertos, são apenas alguns dos pontos principais para você começar a pôr a mão não massa e fazer caldas para bolo deliciosas.

E agora que você já sabe como fazer uma deliciosa calda de chocolate, que tal descobrir algumas dicas sobe como fazer um bolo no pote perfeito?

[CLICANDO NESTE LINK] você tem acesso a um guia completo com diversas dicas para fazer bolos deliciosos e que podem te ajudar a ganhar uma boa grana! O que acha?

Nossas dicas te ajudaram? Restou alguma dúvida! Escreva nos comentários!

Estamos ansiosos pra te ajudar!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *